Agricultura “Biosocial” na ESVV

           

            O nosso grupo de trabalho de Área de Projecto da turma C do 12º ano da Escola Secundária de Vila Verde, após a tomada de conhecimento do Projecto da Horta Biológica e Social da nossa Escola, desenvolvido por um outro grupo de alunos, no ano lectivo transacto, também no âmbito da mesma área curricular não disciplinar e em parceria com o Projecto Eco-Escolas, decidiu dar continuidade a esse Projecto, abraçando o tema da Agricultura Biológica.

            De facto, após termos analisado atentamente o progresso da Horta da nossa escola, no ano lectivo anterior, e de termos tomado consciência da importância e da necessidade de implementação de práticas agrícolas biológicas, enquanto atitude de defesa ambiental e, também, enquanto forma de zelarmos pela nossa saúde, ficámos completamente convencidos de que é necessário agir; e neste caso concreto, de que é necessário não deixar de investir na promoção de boas práticas ambientais.

            À semelhança daquilo que já havia sido delineado no ano anterior, o nosso projecto não tem apenas uma preocupação ambiental mas também social, procurando, então, aliar questões ambientais a questões económicas e sociais, de um modo justo e equilibrado, em que todos tiram partido dos produtos obtidos.

            Na verdade, o nosso grupo de trabalho pretende garantir a manutenção da horta biológica e social, mantendo-a disponível à participação de alguns membros da comunidade local, estando o acesso à mesma condicionado pelas obras, que estão a ser realizadas na nossa escola, e que se vão prolongar pelo presente ano lectivo, as quais reduziram significativamente o terreno da Horta. No entanto, os elementos da Comunidade, disponíveis para participar nas lides da horta, vão poder cultivar um canteiro, na mesma, segundo as técnicas da agricultura biológica, e usufruir dos produtos obtidos.

            Na verdade, Agricultura biológica ou orgânica é o termo usado para designar a produção de alimentos e outros produtos vegetais que não faz uso de produtos químicos sintéticos, tais como fertilizantes e pesticidas, nem de organismos geneticamente modificados, estando directamente relacionada com o desenvolvimento sustentável.

            Baseada numa série de objectivos e princípios, assim como em práticas comuns desenvolvidas para minimizar o impacto humano sobre o ambiente, a agricultura biológica procura assegurar o funcionamento o mais natural possível do sistema agrícola.

            Importa ainda referir que a agricultura biológica contribui para a protecção dos nossos recursos naturais, para a biodiversidade e o bem-estar animal, fomentando significativamente o desenvolvimento das zonas rurais, através da implementação de uma política de actuação comunitária.

            Segundo a Comissão Europeia, os consumidores estão cada vez mais cientes dos benefícios da agricultura biológica como um sistema de agricultura sustentável.

            Ainda assim e com o intuito de garantir uma participação o mais diversificada e abrangente possível, na nossa horta biológica, o nosso grupo de Projecto – “Espírito Biológico” - renovou parcerias, contactando com a Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, a qual foi convidada a participar, mais uma vez, e com a  Câmara Municipal de Vila Verde, que através do Pelouro do Ambiente irá continuar a divulgar o site do projecto, na sua página na internet, a saber:  www.hortabiologica.webnode.com.

 

 

 

 

Fig.) Aspecto inicial do terreno da Horta

                           Fig.) Aspecto inicial do terreno da Horta